quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como saber se eu estou de TPM?


São somente três letrinhas aparentemente inocentes, mas que tiram muitas mulheres do sério e são motivo de pânico para os homens todos os meses.
Quando a menstruação se aproxima, lá vem ela, a terrível TPM. Apesar de não ser unanimidade entre as mulheres, grande parte delas sabe explicar como é suportar todo mês essa tortura.
A tensão pré-menstrual pode aparecer até duas semanas antes da menstruação e com ela, diversos sintomas que causam um enorme desconforto e podem até afetar a rotina diária das mulheres. Nesse período, as alterações nos níveis hormonais provocam transformações principalmente do humor feminino. Algumas mulheres ficam a beira de um ataque de nervos, outras ficam abaladas emocionalmente ou com uma fome incontrolável (eu me encaixo nessa parte).

Principais sintomas da TPM

- Humor depressivo;
- Ansiedade, tensão, nervosismo;
- Irritabilidade;
- Tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
- Irritabilidade;
- Desinteresse pelas atividades habituais;
- Dificuldade de concentração;
- Cansaço, falta de energia;
- Alterações de apetite e de sono;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Ganho de peso ou sensação de inchaço.


Existem mais de 120 sintomas da TPM, tanto físicos, como emocionais e comportamentais. O estresse e a má alimentação estão na lista dos fatores que podem tornar os sintomas da TPM mais intensos.
Por isso, invista em uma dieta com alimentos que forneçam proteína, magnésio, cálcio e principalmente vitamina B6, que ajuda a eliminar as toxinas e ameniza alguns sintomas da TPM. Inclua carnes, grãos integrais, banana, batata e lentilha na sua dieta.
  
Fonte: Dicas de mulher

11 comentários:

  1. hmm, dicas bacanas! ^^

    rs, vou colocar em prática :D'

    ps.: tem selinho para você lá no blog, flor :)

    mari m.
    http://bellanefertiti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. legal saber disso mas eu acho que eu não tenho tpm não tenho nenhum tipo de sintomas assim oque eu fasso para saber se tenho tpm.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk. Eu sou uma daquelas que fica nervosa muuuuito facil... tenho todos esse sintomas(quase todos). Parece que eu acabei de sair dela, mas não.. é meio que rotina ter essses sintomas pra mim... mas quando vem esse TPM... meu deus, tenho dó de quem ta do meu lado. kkkk

    ResponderExcluir
  4. Minha TPM é tão grande, que eu tenho medo até de sair de casa. Quado vou à escola, tenho a impressão que todos me odeiam e estão contra mim. Fico ansiosa, nervosa e tensa. Choro por besteira e explodo fácil. Geralmente vai do dia 8 até o 14 ou 15, daí isso passa. Aí lá pelo dia 25 vou tomar banho e vejo que minha calcinha está com sangue, e percebo que estou com dor de cabeça. Ah, eu sofro tanto com esses sintomas!!!! :'(

    ResponderExcluir
  5. EU ESTOU CHORANDO MUITO SEM MOTIVO FICO MUITO IRRITADA E ESTOU MUITTTOOO CANSADA

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nossa , to com todos esses sintomas , meu ficante ligou aqui fiquei louca , deu vontade de chorar so porq ele me due tchau rapido , ja quero terminar tudo e estamos ficando a um mes e pouco , to super nervosa , com muita vontade de chorar ai que chato isso , vontade de gritar e tudo mais .

    ResponderExcluir
  8. Eu não menstruei ainda mas sinto todos esses sintomas

    ResponderExcluir
  9. Oí tenho 13 anos minha menstruaçao veio no día 25de dezembro dai passou 4 meses sem vim e so velo no día 28 de Mario depois no día 3 de julho e nao intendo pq minha menstruaçao e assim alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir